Trilhas de Bombinhas / Santa Catarina

A cidade de Bombinhas está praticamente imersa dentro da Mata Atlântica, com áreas ainda preservadas e intocáveis, há diversas trilhas que revelam paisagens exuberantes e fotos incríveis.
Aos mais aventureiros algumas opções com experiências mágicas é pegar a trilha da Praia de Zimbros ou a trilha do Parque Municipal do Morro do Macaco, que fica em Canto Grande, provavelmente a mais procurada. O passeio é feito somente a pé e do alto do morro avista-se o arquipélago do Arvoredo e as belas enseadas do Mariscal e Zimbros.
Há ainda a opção de fazer trilhas ecológicas no pequeno morro da praia de Quatro Ilhas, próxima à praia de Bombinhas e também em direção a Praia da Tainha.
Listaremos algumas delas abaixo:

Trilha da Costeira de Zimbros

Localiza-se na área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros. O trajeto tem cerca de 2250 metros (ou 4500 somando ida e volta). O grau de dificuldade está entre relativamente fácil e médio. No roteiro estão as praias desertas Praia do Cardoso, Basílio, Lagoa Casqueiro, Pasto, Lau/Hermínio, Triste, Mauri, Santa e Vermelha. A extensão de cada uma dessas praias varia entre 20 e 618 metros. A trilha completa é realizada em seis horas,  e um dos diferenciais desse passeio é a possibilidade de realiza-lo com um guia local, proporcionando segurança e conhecimento e muita deversão.
A Cachoeira da Praia Triste é uma bonus para quem opta em fazer essa caminhada revigorante em pleno contato com a Mata Atlântica.

Trilha do Morro do Macaco

O Parque possui diversos mirantes naturais e locais com vistas panorâmicas. Destaque para o topo do Morro do Macaco (191m de altura).
O acesso ao mirante do Morro do Macaco é feito por uma trilha ecológica, com entrada a partir da praia de Canto Grande, próximo ao costão esquerdo. A trilha é considerada de dificuldade média/moderada e leva de 30 a 40 minutos para chegar até o topo. A subida deve ser feita com calçado fechado. No caminho há pontos para descansar e outros mirantes, nos quais você pode tirar fotos incríveis e recuperar o fôlego. Como todo o trajeto é de subida, em alguns pontos bem íngreme, torna-se cansativa. Porém, depois, a descida, é bem mais tranquila.
No topo do morro é possível avistar as praias de Canto Grande, Mariscal, Quatro Ilhas, Zimbros, Morrinhos, Cantinho de Zimbros, Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros, além da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e suas ilhas Galé, Deserta, Arvoredo e pelo Calhau de São Pedro. A vista é ainda mais incrível tanto no nascer quanto no pôr do sol.
O mirante do Morro do Macaco é uma atração imperdível em Bombinhas. Mesmo que você não seja adepto de trilhas, vale muito a pena fazer um esforço, pela vista que o mirante proporciona.

Trilha da Praia da Tainha

Uma das mais belas trilhas de Bombinhas é a Trilha que vai da Praia do Canto Grande até a Praia da Tainha. Esta trilha é de nível fácil/moderada em meio a uma exuberante vegetação de Mata Atlântica. A trilha tem cerca de 2 km de extensão e é feita junto a um costão que proporciona visuais incríveis.

A Trilha que vai da Praia do Canto Grande até a Praia da Tainha começa no mesmo local em que se tem inicio a trilha que dá acesso ao Morro do Macaco, aliás, o inicio da caminhada é feito pela mesma trilha durante alguns metros. A divisão das trilhas acontece em uma bifurcação, muito bem sinalizada, que indica à direção da trilha que vai até a Praia da Tainha e também a direção da trilha que vai até o Morro do Macaco.

Ao longo da trilha, que é um antigo caminho utilizado pelos nativos, é possível observar toda a beleza do Mar de Dentro, da Praia do Canto Grande e de Zimbros, que fica lá do outro lado. Um dos pontos de interesse espalhados pela trilha é uma espécie de gruta ou caverna que fica mais ou menos no meio do caminho. Aproveite este espaço pra descansar, tomar água e pra reforçar o protetor solar.

A trilha não apresenta grandes dificuldades embora tenha algumas rochas para subir em alguns trechos. Nada de mais pra quem está acostumado com trilhas, mas para pessoas com mais idade ou crianças, estes trechos podem ser um pouco mais difíceis. Ainda assim, a trilha até a Praia da Tainha é feita por muitas pessoas, de diversas idades, desde crianças até pessoas mais idosas.

Ao fim da trilha, após cerca de 1700 metros, chega-se a uma estrada de chão. Esta estrada é a estrada que dá acesso a Praia da Tainha pra quem vai de carro. Por esta estrada deve-se seguir pela direita e logo a frente virar a esquerda. Em poucos metros chega-se uma das mais belas praias do litoral catarinense, a belíssima Praia da Tainha.

Trilha da Praia da Sepultura

Para quem deseja um passeio mais tranquilo e rápido, a Trilha Ecológica da Praia da Sepultura é uma ótima opção. Situada na região da Ponta da Sepultura, logo após as praias de Bombinhas e Lagoinha. O principal diferencial desse passeio, além da possibilidade da realização em um tempo relativamente curto, é a piscina natural situada no interior da trilha.

Trilha da Praia de Quatro ilhas

Essa é uma das menores trilhas de Bombinhas,  com uma paisagem única da cidade. Da mesma forma como na trilha da Sepultura, em Quatro Ilhas você encontra uma trilha de acesso fácil e em formato circular.

Com sua entrada no canto extremo direito da praia de Quatro Ilhas, essa trilha fica localizada na maior área de preservação desse bairro, fator que propicia um contato próximo com a mata atlântica intocada da região. A paisagem nessa trilha também não deixa a desejar, do lado esquerdo é possível ter uma vista completa da praia de Quatro Ilhas, na direita os visitantes conseguem avistar a praia de Canto Grande e a praia de Mariscal. 

 

Um trilha com apenas 500 metros de extensão, o que leva a uma caminhada de menos de 30 minutos.